Ilha de Man: 100 anos da corrida de montanha

30/06/2011 22:50

 Os 100 anos da primeira edição da Corrida de Montanha TT (Tourism Trophy) vão ser comemorados nesse domingo, dia 3 de julho, na Ilha de Man (um estreito de terra entre a Irlanda e a Inglaterra), que vai contar com um desfile de cerca de cem máquinas esportivas clássicas. Para homenagear o centenário da histórica vitória do piloto Oliver Godfrey, todos os participantes receberão uma réplica da medalha dos finalistas da primeira edição da corrida.

 

 

 

O evento é uma promoção do Ilha de Man Vintage Motorcycle Clube que, além de preparar uma bela festa, também ficou responsável por trazer 11 motos originais da categoria de veteranos, datando de 1914. Os pilotos também vão entrar no espírito da festa vestindo trajes de competição da época.

As máquinas vão passar na estrada Glencrutchery por volta das 9h30, ficando bem perto das arquibancadas das corridas TT. Em seguida farão um breve pausa na linha de partida original das corridas, na estrada Quarterbridge, onde será descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da prova.

Durante as festividades será exibido um documentário sobre a história da corrida e da Ilha de Man, prestando uma justa homenagem a John Surtees, único piloto a vencer campeonatos mundiais em duas e quatro rodas. Também será apresentado um artigo de Geoff Duke que descreve as suas primeiras experiências no TT. O material inclui ainda uma cópia do programa original da corrida de 1911.

Richard Birch, presidente do comitê da Ilha de Man Vintage Motorcycle Club, convida: “Eu recomendo a qualquer um com gosto por motos ou que queira saber um pouco mais da história da Ilha de Man a participar desse evento. É uma grande oportunidade para conhecer uma das mais importantes competições do motociclismo do planeta e também para ver de perto algumas das motos mais interessantes do mundo em ação.”