Aprilia RSV4R APRC: das pistas para as ruas

09/08/2011 12:41

Campeã do Mundial de Superbike em 2010 com o italiano Max Biaggi, a Aprilia RSV4R ganhou toda a tecnologia de ponta oriunda das pistas de corrida para brilhar nas ruas em 2011. Vendida no mercado europeu desde o começo do ano, a superesportiva da marca italiana tem no motor de quatro cilindros em "V" e na tecnologia embarcada seus principais diferenciais. A grande novidade na linha 2011 é o sistema APRC (Aprilia Performance Ride Control), que abrange controle de tração, assistente para arrancada rápida, controle de empinada e dispositivo de trocas rápidas de marcha sem uso de embreagem.

Tudo isso foi pensado para agradar o consumidor que ama a velocidade, mas uma velocidade controlada. Tanto que o slogan da nova versão da RSV4 é, “do Mundial de Superbike para um track day no domingo”, mostrando que ela foi feita para todos. Mas não é só na parte mecânica e tecnológica que a RSV4 se destaca. Seu design agressivo com linhas modernas agrada muito, antes mesmo de toda essa tecnologia aparecer.

Potência controlada

Com certeza a tecnologia chegou para ficar entre as motos superesportivas. BMW S 1000 RR, Kawasaki ZX-10R e por aí vai. Entretanto, a Aprilia considera o pacote da RSV4 diferenciado. A começar pelo inédito motor de 4 cilindros em V inclinados a 65º, que geram 180 cavalos de potência máxima. Segundo a marca, esse propulsor é estreito como um dois cilindros e, só assim, caberia no compacto chassi utilizado na RSV4.

Essa configuração de motor, de acordo com a Aprilia, oferece vantagens também em termos ciclísticos: centraliza as massas e permite uma menor distância entre-eixos com uma balança traseira mais longa. O escapamento, novo e mais leve, tem um sistema de gerenciamento de válvulas para otimizar o torque ao longo de todas as faixas de rotação deste propulsor. Toda essa aceleração ainda é impulsionada pelo ride-by-wire (acelerador eletrônico), que elimina qualquer conexão direta entre o punho do acelerador e as válvulas, inteiramente controladas por uma unidade de controle de última geração da Marelli.

E para conseguir extrair toda essa potência, um pacote tecnológico de ponta foi embarcado na nova versão da RSV4. O controle de tração, por exemplo, tem oito níveis de ajuste, além de oferecer ao piloto configurações especiais para cada tipo de pneu, tudo sem precisar desacelerar a moto (ATC - Aprilia Traction Control). Já o AWC (Aprilia Wheelie Control) pode ser regulado em três configurações, tudo para manter a roda dianteira no chão. Ainda há o ALC (Aprilia Launch Control), que auxilia na largada, e o AQS (Aprilia Quick Shift), que permite ao piloto trocar as marchas com agilidade, sem precisar desacelerar ou apertar a embreagem.

Ciclística

Pensando na leveza do conjunto ciclístico, a fim de se tornar uma moto cada vez mais rápida, a Aprilia equipou a RSV4 comum quadro de alumínio que preza pela centralização de massas. Como em uma verdadeira moto de pista, o tanque de combustível foi posicionado sob o banco, evitando que a pilotagem se altere conforme o tanque se esvazia.

No conjunto de suspensões, a Aprilia equipou o trem dianteiro com garfo telescópico invertido da Sachs com 43 mm de diâmetro e diversos ajustes. Na traseira, monoamortecedor Sachs com reservatório de nitrogênio e também completamente ajustável. Para garantir estabilidade em, altas velocidades ainda há uma amortecedor de direção, também da Sachs.

Mais mimos

A Aprilia RSV4 tem um painel tipo misto (analógico-digital), que recebe todas as informações da linha CAN e faz o diagnóstico de todo o sistema, pois é equipado com memória. Ainda há um verdadeiro computador de bordo, com um display digital e todas as informações que o piloto necessita. Suas funções foram melhoradas e são acessíveis a partir de três botões de fácil utilização.

Nas cores preta e branca, a nova RSV4R teve sua produção limitada a 350 unidades, sendo 50 somente para o Reino Unido. Lá, a superesportiva da Aprilia é comercializada por 16.999 libras, o que seriam R$ 43.623,67.